sexta-feira, 8 de abril de 2011

Dicas de culinárias

E como prometido, hoje é sexta-feira dia de curtir e farrear, mas se ficou em casa aí vão as dicas:

o    Se você colocar um colher no fundo da leiteira, antes de levar ao fogo, o leite não derrama quando ele ferver.
o    Se você quer uma carne ou um peixe macio e com mais sabor, deixe-o de molho no leite por 30 minutos antes de temperar. Ficará com sabor de carne fresquinha.
o    Para lavar as verduras, principalmente couve, alface, couve-flor, deixe-as emergida na água com vinagre durante 15 minutos. Assim, todos os bichinhos subirão e a limpeza ficará mais fácil.
o    Para você não chorar quando for cortar a cebola, deixe-a de molho na água sem a pele . Fazendo isso você não ficará com os olhos ardendo. Depois, esfregue as mãos com um pouco de sal e enxágüe em água corrente. A mão não ficará com cheiro da cebola!
o    Para tirar a casca do tomate espete-o em um garfo e leve ao  fogo na chama do fogão ou coloque-o em uma panela e deixe ferver com água, depois passe na peneira grossa.
o    Para limpar a tabua de plástico de bater carne, deixe-a de molho na água sanitária + água da torneira dentro de uma vasilha por 30 minutos. Depois esfregue-a com bucha grossa.
o    Quando for fazer frituras, jogue no óleo um palito de fósforo. Quando ele acender, significa que o óleo esta quente para ser usado.
o    Para impedir o aparecimento de formiga no açúcar, coloque pedacinhos de casca de limão seca no açucareiro.
o    Para limpar prataria ou abridor de lata reserve o objeto em questão e coloque uma panela com água e sal no fogo para ferver. Quando estiver fervendo emergir o utensílio e deixar ferver por mais ou menos 10 minutos.
o    Se você não for usar o limão todo, se for usar só algumas gotas, pegue um palito e faça um furinho, use só o necessário e tampe o furinho com o mesmo palito. Guarde o limão na geladeira para ser utilizado depois.
o    Para tirar o mau cheiro que fica na geladeira coloque pedaços de carvão na porta dela.
o    Quando preparar o peixe e a mão ficar com cheiro, lave-a com leite gelado.
o    Quando estiver fazendo fritura, para que a casa não fique com cheiro, coloque um pouquinho de vinagre com casca de laranja para ferver em fogo baixo.
o    Quando for lavar galheteiros e vidros de azeite, ou ainda para espantar formigas de dentro do armário: depois da faxina, esfregue um pouco de pó de café usado.
o    Quando você for colocar água ou qualquer líquido fervente em recipiente de vidro, coloque antes uma colher de metal. A colher absolverá o calor, evitando que o vidro se quebre.
o    Quando cozinhar os legumes aproveite a água para fazer o arroz, pois é nela que estão os nutrientes.
Alimentos que não devem ser congelados:
o    Frutas  – para consumo ao natural
o    Verduras – para saladas (alface, pepinos etc.)
o    Gelatinas – puras ou tortas com gelatina
o    Molhos engrossados c/ maisena
o    Maionese
o    Creme de leite
o    Queijos cremosos
o    Ovo cruz ou cozido
OBS: – Vidros: nunca utilizem os vidros sem antes testar sua capacidade para congelar
o    Teste: Pegue os vidros, coloque água fria deixando um espaço de 2 dedos, enrole em um saco plástico e leve ao freezer para congelar. Aqueles,sacos plásticos, que não rebentarem estarão significando que o recipiente pode ser congelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário